wrapper

Noticias

Email: contato@ceame.com.br | Telefone: (11) 3063-5775 

Articles

O seu município está EM CRISE?

Se está, será porventura financeira, política ou social? Pelo conhecimento que temos de gestão  pública municipal, a centralização da fatia maior do bolo tributário para a União e a descentralização de competências para os municípios, principalmente nas áreas da saúde, educação e transporte, sem dinheiro novo, possivelmente esteja gerando crise financeira no seu.
 Certamente crise política também esteja acontecendo, resultado do cenário efervescente dos partidos que buscam parcerias, adesões e outras ações que os fortaleçam pois os prazos estão se extinguindo e as eleições de 2014 é o foco desse universo.
 Mas e a crise social, ela existe no seu município?
 Diante de tantas manifestações, em especial nas ruas, compreensíveis e quase sempre saudáveis, mas conturbadas com a intromissão de vândalos que as denigrem, parece até ingenuidade essa pergunta, pois a grande maioria dos municípios brasileiros democraticamente se manifestaram.
Mas essa crise social vale a pena, acredito, analisá-la tendo como foco não somente as Leis, mas também a Ética.
Se considerarmos “ETICA um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade e que serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado”, acredito que o que estamos vivendo em toda a sociedade brasileira, é sim uma CRISE de ÉTICA.
E nessa definição “que ninguém saia prejudicado” resume essa minha avaliação. E a ética está relacionada com o sentimento de justiça social e não pode ser confundida com as leis. Ela está ligada a moral, aos usos e aos costumes de cada país. Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado antiético, assim como o ato praticado. Embora felizmente uma grande parcela viva eticamente, existe sim um desequilíbrio que preocupa.
 Essa parcela cumpridora dos seus deveres, pois ele aumenta rapidamente, resultado de um número expressivo de pessoas que faltam com o respeito em família, no trabalho, nas práticas de laser, religiosa, cultural, esportiva e tantos outros eventos sociais. E no momento, mais do que nunca faltam com o respeito com o patrimônio público e privado, atacando gratuitamente, destruindo o que encontram pela frente, e pior, muitos organizadamente mascarados. E os Executivos perplexos e engessados pela legislação. Não seria o momento de revê-la?
Bem, somado a esse momento novo e preocupante está, segundo a mídia, a falta de ética de muitos segmentos que têm o poder de decisão nas instituições públicas e privadas.
É ou não uma Crise Ética?
 
FONTE: Jornal do interior, edição 103, pag.9, Outubro de 2013

Sobre Nós

O CEAME – Centro de Estudos e Apoio aos Municípios e Empresas, fundado em 1992, tem no seu quadro de profissionais, parceiros e palestrantes, técnicos altamente qualificados e especialistas nas diversas áreas da gestão pública, municipal e privada.