wrapper

Noticias

Email: contato@ceame.com.br | Telefone: (11) 3063-5775 

O Projeto Reinserir apresentou os resultados obtidos após três anos de execução em um grande Seminário realizado, nesta quinta-feira, 25 de janeiro, em João Pessoa (PB). As ações e os números positivos chamaram a atenção dos cerca de 100 profissionais presentes na atividade.



O Seminário se iniciou, na parte da manhã, com o lançamento e exibição do vídeo-documentário do Projeto. O material narra trajetória do Reinserir. “ Da nossa parte, só temos a agradecer o empenho de cada um de vocês, membros dos grupos de trabalho, e aos prefeitos que assumiram este assunto como prioridade em suas gestões", destacou o coordenador, Eduardo Stranz, na abertura do evento. 



Além de Eduardo, formaram a mesa de abertura as fundadoras do Movimento de Mulheres Municipalistas, Tânia Ziulkoski e Dalva Christofoletti; o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Tota Guedes; o secretário de Desenvolvimento e Articulação Municipal, Buba Germano, representando o governo do Estado; o prefeito de Cubati (PB), Eduardo Dantas, representando os prefeitos do Projeto; e o mestre em psicologia, Leandro Roque da Silva.



Após as saudações das autoridades, ocorreu uma palestra com Leandro Roque da Silva sobre reinserção social e trabalho em rede. “Essas construções de identidades que vão se somando na vida do sujeito podem produzir sim uma ressignificação de estigma. O problema todo é quando nós, enquanto profissionais, alicerçamos uma mesma identidade, como o rótulo de usuário de drogas”, destacou. 



Ainda na parte da manhã, o coordenador do Projeto e a Agente Local, Poliana Dantas da Nóbrega detalharam os principais resultados alcançados e as ações realizadas. Foram mais de 70 atividades como a entrega de um diagnóstico para cada um dos Municípios, oficinas de capacitação, Fóruns e Audiências Públicas. 



Também entre os principais resultados, Eduardo e Poliana destacaram a aprovação de leis de incentivo a Reinserção Social. As Leis foram elaboradas a partir de um estudo encomendado pelo Projeto. Até a data do Seminário, sete dos catorze Municípios do Projeto já tinham aprovado leis nesse sentido. Nas demais cidades as propostas estão em tramitação.

 

Resultados de cada Municípios 

Na parte da tarde foi a oportunidade dos Grupos de Trabalho e Prefeitos apresentarem os resultados individuais alcançados. Também foram exibidos vídeos elaborados para cada Município. As equipes receberam um banner e uma placa em agradecimento a atuação e acolhida nas atividades do Projeto. 

Ao final, representando a presidência da CNM e o Movimento de Mulheres Municipalistas, Tânia Ziulkoski parabenizou todos envolvidos. “Eu só posso agradecer, não tem como não nos emocionarmos com tudo o que ouvimos hoje. Vocês vão ficar na história como o primeiro estado do Brasil que conseguiu implantar e desenvolver um Projeto dessa magnitude”, concluiu.  

 

Continuidade

Com o fim do financiamento da União Europeia, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) dará continuidade ao Projeto com uma estrutura reduzida para apoiar os Municípios que tenham interesse em reaplicar a metodologia. 

 

O Projeto Reinserir

O Projeto Integração Local para Reinserção Social do Usuário de Drogas (Reinserir) foi executado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com apoio financeiro da União Europeia. A iniciativa foi desenvolvida de 2015 a 2017 na 4ª Região Geoadministrativa da Paraíba e conta com a participação de seus 12 Municípios, mais Olivedos (PB) e Carnaúba dos Dantas (RN). O Projeto atuou com o objetivo de fomentar o trabalho integrado das redes de educação, saúde e assistência social em conjunto com a sociedade civil para gerar oportunidades de reinserção social e econômica dos usuários de drogas.

Sobre Nós

O CEAME – Centro de Estudos e Apoio aos Municípios e Empresas, fundado em 1992, tem no seu quadro de profissionais, parceiros e palestrantes, técnicos altamente qualificados e especialistas nas diversas áreas da gestão pública, municipal e privada.

Eventos Recentes

"PAÍS MODERNO; CIDADES ...
XIV CONGRESSO CATARINENSE DE MUNICÍPIOS ...
Confira detalhes da programação. ...
XIX MARCHA A BRASÍLIA em Defesa dos ...